Conheça nossos serviços

 

O sistema de Limpeza pública da Prefeitura de Manaus movimenta cerca de 3 mil trabalhadores que atuam com serviços  à população garantindo  o acesso aos serviços de Limpeza Urbana por meio da Implementação da política de limpeza pública em condições adequadas através do uso de métodos:

 

Serviços de Coleta, Transporte e Disposição Final dos Resíduos são realizados pela via da terceirização, enquanto os serviços de Limpeza Pública são realizados diretamente pela Secretaria e também por uma empresa contratada por licitação.

 

Serviços de Limpeza Pública:  Varrição, Capinação e Roçagem, Jardinagens. Poda e Corte de árvore, Pintura de guias, Limpeza de igarapés, Limpeza de terminais rodoviários e banheiros

 

As ações de Conscientização e Educação Ambiental na cidade são realizadas pela Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp) da Prefeitura de Manaus.

 

Na sede administrativa, o expediente, no entanto, respeita os horários de expediente da Prefeitura de Manaus: de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 16h.

 

Secretaria Municipal de Limpeza Urbana – SEMULSP

Endereço: Avenida Brasil,1335 – Compensa I

CEP: 69036-110

Manaus – –  AM.

Email: semulsp@pmm.am.gov.br;   gabinete.semulsp@pmm.am.gov.br

TELEFONES :

GS – Gabinete do Secretário  –  (92) 98842-1350

GSSG – Gabinete do Subsecretário de Gestão  –  (92) 98842-1350

GSUBOP  – Gabinete do Subsecretário Operacional  –  (92) 98407-2863

 

DECEM – Departamento de Cemitérios – (92) 98842-1203

NGP – Núcleo  de  Gestão  de Pessoal – (92) 98842-1204

DISQUE LIMPEZA – 98401-2542   –  98842-4738  ( Whatsapp) 

Coleta  Agendada  de Grandes  Objetos  – ( Whatsapp)  (92) 98415-9563  – – 98459-5618

 

 

COLETA E TRANSPORTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

 

Os serviços de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são executados por duas concessionárias e estão subdivididos, conforme contrato de concessão, em cinco modalidades descritas no quadro 1

 

 

 

Para consultar os dados consolidados do balanço dos serviços desta secretaria, você pode acessar o Relatório de Gestão  neste mesmo site.

 

PROCEDIMENTOS  PARA DESCARTE  ( EMPRESAS TERCERIZADAS )

 

Consulte abaixo documentação necessária  para solicitação de Autorização para descarte de resíduos no Aterro Sanitário de Manaus

 

INFORMAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO – Veja aqui

Taxas de Descarte no ATERRO –

 

 

SOLICITAÇÃO DE VISITA  AO  ATERRO SANITÁRIO DE MANAUS

Procedimento:

Solicitações  através de Ofício, entregue  via  e-mail ou  direto na recepção  desta Semulsp.

INFORMANDO:

Motivo para a solicitação de visita ao local

Dados da Instituição de Ensino

Nome do responsável  pela turma de alunos

Quantidade  de alunos a fazerem a visitação

Dia  e horário  para visitação

Sujeito  a agendamento  junto ao departamento do Aterro  – conforme demanda

 

 

MODALIDADES DE COLETAS  ESPECIAIS

 

COLETA AGENDADA PARA GRANDES OBJETOS   via    WhatsApp

 

O serviço de coleta agendada de grandes objetos foi lançado em 11 de julho de 2019, pela Prefeitura de Manaus,  em parceria com as duas concessionárias dos serviços de coleta de lixo que operam em Manaus.

Com agendamento gratuito feito via aplicativo de mensagens, o serviço poderá recolher objetos como sofás, camas e geladeiras que forem descartados pela população, para evitar que o lixo de grande porte se acumule em igarapés ou em vias públicas.

Dois caminhões tipo Bau, um de cada concessionária, são utilizados para o recolhimento dos resíduos nos locais solicitados pelos usuários. Durante a solicitação é necessário enviar uma foto do objeto, o endereço completo, telefone para contato e um mapa com a localização do local pelo aplicativo. A equipe do serviço então vai entrar em contato e agendar uma data para o recolhimento do material.

Os resíduos coletados por este serviço são destinados aos grupos de catadores que realizarão a segregação dos materiais aproveitáveis, sendo o refugo ou rejeito encaminhado para o Aterro de Manaus

 

 

 

 

O  objetivo é evitar que os grandes objetos sejam deixados em vias públicas ou jogados nos igarapés da cidade. Atualmente, por dia, quase 30 toneladas de lixo são retiradas dos igarapés. O novo serviço de coleta será um aliado no combate a essa prática.

 

Como posso fazer o descarte responsável de grandes objetos?

Agende a coleta via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos telefones:  98415-9563  ou  98459-5618.

Informe todos os seus dados: nome, endereço, telefone, descrição do objeto, mande foto do objeto e, se possível, mapa localizador do endereço. Lembre-se que todas estas informações são importantes para que a coleta tenha sucesso.

Com a data agendada, a Semulsp irá responder para você informando o dia e a hora da coleta.

Deixe tudo pronto no dia agendado. Os objetos deverão estar disponíveis para recolhimento na calçada.

Atenção! Não coloque os objetos na rua antes da data agendada.

 

  

COLETA NO CENTRO

 

Coletores adaptados para coleta diferenciada no Centro de Manaus

Outro fator que ajudou a aumentar a taxa de reciclagem em Manaus neste período foi a implantação da coleta diferenciada no Centro de Manaus, em março de 2013, quando a Prefeitura organizou a coleta na área comercial com carros coletores menores, aptos a percorrerem as ruas mais estreitas. Com o novo sistema e a metodologia específica de sensibilização, junto ao comércio em geral e aos catadores, a Prefeitura aumentou a quantidade de resíduos destinados à reciclagem e implantou quatro pontos fixos de coleta seletiva: Rua Miranda Leão em frente da Loja J. Galvão; Rua Sergio Pessoa ao lado da Igreja dos Remédios; Rua dos Barés c/ Rua Barão de São Domingos e Rua Miranda Leão com Rua Leovigildo Coelho.

Os quatro mini coletores percorrem as ruas Marechal Deodoro, Guilherme Moreira, Dr. Moreira, Marcílio Dias, Avenida Sete de Setembro, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Eduardo Ribeiro, Floriano Peixoto, Saldanha Marinho, Lobo D‘Almada, Joaquim Sarmento, Rua da Instalação, Rui Barbosa, Rua Barroso e Henrique Martins, coletando os resíduos praticamente na porta dos estabelecimentos.

 

 

ÁREAS AFASTADAS, BECOS E RUAS DE DIFÍCIL ACESSO – Coleta diferenciada

 

Já para atender os becos e ruas de difícil acesso, a Semulsp conta com a atuação de garis, que entram nos locais, recolhem o lixo doméstico dos moradores e o posicionam em local específico para a passagem dos coletores. É o caso da Rua Cruzeiro do Sul, no bairro da Compensa, zona Oeste, que abriga cerca de 20 famílias. “Os garis fazem o trabalho de ‘puxar’ o lixo com big bags e levam até os coletores. Isso ocorre pela dificuldade de acesso aos locais

O mesmo sistema acontece em outras áreas, como o beco Boa Vista, localizado no São Raimundo, também na zona Oeste, que conta com mais de 30 famílias.

 

FEIRAS E COMÉRCIOS

 

Coleta diferenciada na Feira da Compensa

 

Para atender melhor as feiras e comércios de rua, a Semulsp criou outro modelo diferenciado, que conta com equipes da coleta seletiva da prefeitura, grupos de catadores, de conscientização e educação ambiental e a presença de um coletor, que fica no local um período maior de tempo para recolher todo o lixo. Essa modalidade é eficiente porque, com a presença do caminhão de lixo durante boa parte do dia nos locais, os próprios comerciantes e moradores vão até o coletor e descartam seus resíduos. Após pouco tempo de adaptação, eles passam a separar o lixo e destinar os recicláveis de forma correta.

Esse modelo já é utilizado na Japiinlândia; na região comercial do Jorge Teixeira, conhecido como Fuxico; nas áreas comerciais do Dom Pedro e, recentemente, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Antes de implantar esses modelos diferenciados, equipes da Semulsp articulam com os usuários dos locais para contar com o apoio de todos. Esses modelos, juntos, atendem a mais de 800 pessoas, entre usuários e comerciantes.

 

COLETA SELETIVA,  EDUCAÇÃO AMBIENTAL – CONSCIENTIZAÇÃO (CEDOLP) e  GARIS DA ALEGRIA

A Prefeitura investe pesado nos serviços de limpeza, mas também busca se aproximar da população em conversações porta a porta pelas ruas da cidade. Esse trabalho é feito pelas equipes de educação ambiental da Semulsp EMPRESAS TERCEIRIZADAS (MARQUISE  E  TUMPEX), com a ajuda dos Garis da Alegria. Os grupos percorrem os bairros, batendo na porta das casas, escolas, empresas e etc., levando orientação e ouvindo as opiniões dos moradores acerca dos serviços.

A partir de  2013  houve uma preocupação maior em ações voltadas ao combate a lixeiras viciadas na cidade. Esse é um serviço que mobiliza pelo menos três equipes de limpeza e mais a conscientização. Novos jardins estão sendo implantados em toda a cidade para inibir essa prática e melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros.

A limpeza da cidade é uma responsabilidade compartilhada entre o Poder Público e a população. Cuidar da frente de sua casa é um dever do cidadão. Sua propriedade limpa beneficia os vizinhos, valoriza o imóvel e a rua e colabora para manter a limpeza pública, evitando, inclusive a formação de lixeiras viciadas.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – CONSCIENTIZAÇÃO (CEDOLP)

Partindo do princípio de que a solução para o problema do lixo passa pela educação da população, a SEMULSP, por meio das ações da Cedolp (Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública), prioriza a integração das atividades de sensibilização sobre a Coleta Seletiva, como vetor de conservação ambiental e inclusão social.

Estas ações levam informações sobre destinação dos resíduos sólidos domiciliares, priorizando a participação da comunidade através de escolas e equipes de orientação. As ações começaram a ser desenvolvidas com atividades no Centro, por orientação da Prefeitura Municipal de Manaus.

Um acordo com os lojistas foi realizado de modo que eles sejam responsáveis pela separação do lixo reciclável e posterior entrega, em pontos estratégicos, permitindo que as associações de catadores façam o recolhimento desse material.

A equipe de sensibilização também desenvolveu trabalhos de cunho informativo em relação ao horário e descarte correto de seus resíduos, nas áreas de difícil acesso como Rip-Rap’s e áreas de invasão. Estes são locais onde os resultados serão alcançados a médio e longo prazo.

Estatísticas

No ano 2021 foram realizadas 786 ações de educação ambiental, correspondendo uma média de 66 ações por mês. Estas atividades sensibilizaram 65.568 pessoas, o que representa uma cobertura de 3 % em relação a população manauara.

Em relação ao importante trabalho de combate de lixeiras viciadas em Manaus, foram realizadas 712 ações, as quais corresponderam a implantações de jardins, instalações de placas de sensibilização, instalações de lixeiras comunitárias e implantações de Coleta Especial e alocação de fiscais para impedir o descarte irregular do lixo em certos locais

 

Garis da Alegria  – serviço de conscientização 

Garis Alegria e equipe de Conscientização Mercado Adolfo Lisboa – Centro (foto D’Castro- Semulsp)

 

O grupo de conscientização da Prefeitura de Manaus, Garis da Alegria, atuam em órgãos públicos, escolas comunidades e entidades particulares levando mensagem de limpeza e preservação da cidade, conscientização  e reciclagem de  uma forma lúdica por meio de brincadeiras e números musicais.

 

O trabalho dos Garis da Alegria é importante pelo alcance e pela aceitação popular. “Os Garis da Alegria falam e cantam sobre preservação e conservação, mas também ouvem a população e ajudam o poder público e buscar as soluções para cada problema.

 

Procedimentos necessários para fazer uma solicitação do  Grupo  Garis da Alegria  ou  uma  visita da Equipe de Conscientização.

 

 

Somente através de Ofício –  via  e-mail  ou  entregue  direto na recepção  desta Semulsp

Especificando  Motivo para a solicitação do  Evento  ou Visitação

Órgão / ou  Entidade  solicitante

Endereço Completo

Data  e horário do Evento

Sujeito  a agendamento conforme cronograma de atividades do Setor – Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Limpeza Pública – CEDOLP

CEDOLP  – Comissão Especial de Divulgação e Orientação Limpeza Pública  (92) 98842-1271

 

Saiba mais informações sobre PEV’s, Roteiros Coleta Seletiva   e  Entidade de Catadores –  Veja Aqui

 

 

SERVIÇOS DE LIMPEZA  EXECUTADOS  PELA  SEMULSP

 

De janeiro a dezembro de 2021 foram realizadas 2.308 ações de mutirões de limpeza programados em 500 logradouros: ruas, bairros, comunidades, conjuntos residenciais, loteamentos, parques residenciais, área rurais de Manaus

 Em consequência deste serviço de limpeza, o Aterro de Manaus recebeu 114.346 toneladas de resíduos sólidos gerados por esta atividade, média de 367,7 toneladas diárias.

Os mutirões executados neste período atenderam uma extensão linear de 1.563 quilômetros, cobrindo uma área de 274 Km2; densidades de coleta por extensão e áreas iguais a 73,2 toneladas por Km e 417,3 toneladas por Km2.

 

MUTIRÕES DE LIMPEZA

Mutirão Conj. 31 Março -Japiim dia 19.03.2019

 

Mutirão – Com. Celebridade – Bairro Col. Terra Nova

 

São ações conjuntas de limpeza realizadas em localidades de Manaus tais como: Bairros, Conjuntos, Comunidades, Parque Residenciais e outros aglomerados urbanos e rurais

Estas ações são executadas por servidores próprios e terceirizados segundo programação e demandas da população, bem como blitzes da coleta mecanizada, que detecta e recolhe acúmulos irregulares de resíduos.

No caso das ações programadas, os mutirões programados, são realizados os serviços de capinação da vegetação, raspagem de terra e areia, bem como são amontoados todos os resíduos encontrados na via pública ou que foram lançados clandestinamente em vazadouros de lixo ou em áreas verdes. Durante o período de execução dessas atividades, os moradores da comunidade atendida aproveitam a oportunidade e acrescentam resíduos acumulados nos domicílios como entulho, madeira, móveis inservíveis, resíduos vegetais e outros.

Os resíduos gerados pelos mutirões de limpeza são coletados pela modalidade de remoção mecanizada por meio de caminhões basculantes e pás carregadeiras.

 

 

LIMPEZA  DE  IGARAPÉS

Limpeza de Igarapés Franco – Compensa ( Foto -Altemar Alcantara/Semcom)

 

Prefeitura reforçam limpeza de igarapés (Foto – D’Castro)

 

 O serviço consiste no recolhimento dos resíduos sólidos da superfície da água e das margens dos igarapés e orlas, e retirada de vegetação aquática para melhorar o escoamento da água.

A coleta fluvial dos resíduos é realizada com a utilização de duas balsas, dois empurradores, duas escavadeiras hidráulicas, uma embarcação auto propulsora tipo carga geral e cinco botes com motores de popa.

Este serviço é executado somente no horário diurno, com um quantitativo de 65 servidores envolvidos (próprios e da terceirizada).

Também é realizado a retirada de lixo nos demais igarapés da cidade, como o do Mestre Chico, o do Franco, o do Mindú, Igarapé do 40, Igarapés da Avenida Brasil, Igarapé do Passarinho, Igarapé do Alvorada dentre outros. Mas como estes igarapés são estreitos a balsa não é utilizada. Os garis atuam tanto na área terrestre quanto dentro d’água. O lixo é captado através de barreiras de contenção e amontoado nas margens dos igarapés para em seguida serem coletados e retirados por caçambas e levado para o Aterro Municipal.

 

 

Mutirão de limpeza igarapé no Novo Reino 2 ( FotoAlex Pazuello Semcom)

 

 

LIMPEZA EM COMUNIDADES RURAIS

 

Mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus também alcança perímetros maiores. Esse serviço chegou ao cinturão da Zona Rural de Manaus. Ao todo, treze comunidades localizadas no perímetro da capital são atendidas de três em três meses.

O mutirão de limpeza conta com o trabalho de 13 Garis Comunitários e o apoio de balsas e botes para a remoção de lixo. A limpeza da área rural é um desafio visando aproximar o serviço público das pequenas comunidades cercadas pela floresta e rios, que precisam de cuidados e preservação.

A periodicidade de 3 em 3 meses é ideal para as comunidades, pois coincide com o tempo de crescimento da vegetação e ajuda a manter os resíduos longe das águas, que estão mais próximas das áreas urbanizadas, com a cheia dos rios.

Além da capina e remoção dos resíduos, os locais recebem a visita da balsa, semanalmente, para remover o lixo diário.

Serviço de limpeza e capinagem na Comunidades Ebenezer – Zona Rural de Manaus. ( Foto: D’Castro-Semulsp) Silva/SEMCOM

 

COMUNIDADES RURAIS – ATENDIDAS  PELA  SEMULSP

1 – Bela Vista do JARAQUI, situada no Lago do Jaraqui (55 km de Manaus);

2 – Colônia Central (região do Tupé), São João do Tupé (RDS do Tupé, a 25km de Manaus)

3 – TUPÉ – – RDS do Tupé

4 – Agrovila (à margem direita do Tarumã-Mirim)

5 – São Sebastião (Tarumã-Mirim);

6 – Julião (RSD Tupé)

7 – Ebenezer (RSD Tupé)

8 – Livramento (Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé);

9 – Nova Esperança (APA Tarumã-Ponta Negra, às margens do Igarapé do Tiu),

10 – Agrícola da Paz (Ramal do Pau Rosa, na BR 174)

11 – Nossa Senhora de Fátima (Tarumã Mirim)

12 – Jatuarana (Puraquequara);

13 – Vila Nova (próximo ao Ceasa).

 

 

LIMPEZA  E  REFORMAS  DE  PRAÇAS E ÁREAS PÚBLICAS

 

As praças e áreas públicas de Manaus estão ganhando novos áreas. Revitalizadas pela SEMULSP, pontos que antes eram abandonados e sem vida, agora ganham cores, paisagismo, novos bancos, melhoramento de calçadas e muito mais.

 

Entre os locais já recuperados estão a rotatória Umberto Calderaro Filho (bola das Letras); rotatória Orlando Farias (bola do Eldorado); praça Nestor Nascimento (Praça 14), cemitério Santa Helena (São Raimundo), praça Nossa Senhora Auxiliadora (Centro), Praça Nilton Lins (Parque das Laranjeiras) e muito mais.

 

 Rotatória Humberto Calderaro Filho (bola das Letras);

 

Praça dos Advogacia Alberto Simonetti

 

Praça Expedito Monteiro

 

 

DESARTICULAÇÃO LIXEIRAS VICIADAS – IMPLANTAÇÃO DE JARDINS

 

O combate a lixeiras viciadas em Manaus é uma determinação do Prefeito Arthur Neto para melhorar a qualidade de vida da população. Esses pontos de acumulo ilegal de lixo só fazem mal à população e desvalorizam os logradouros, imóveis e terrenos na Capital.

Os locais onde são detectados lixeiras viciadas são desarticulados pelas equipes da Semulsp. O trabalho consiste na limpeza do ponto, implantação de placas e sinalização educacionais, criação de um jardim comunitário e fiscalização e manutenção do local. Pelo menos 4 equipes da Semulsp atuam neste serviço.

Para viabilizar os jardins, a Semulsp busca a sustentabilidade, utilizando espécies de agave, pau-pretinho, croton taperebá, espada de são jorge, dracena, bananeira, cróton police, jasmim do Caribe, grama esmeralda, entre outras, todas cultivadas no viveiro próprio da Semulsp, com adubo de compostagem produzido no Aterro Municipal de Manaus.

 

Lixeira viciada dá lugar a jardim no bairro João Paulo (Foto – D’castro Semulsp)

 

Em relação ao importante trabalho de combate de lixeiras viciadas em Manaus, foram realizadas 712 ações, as quais corresponderam a implantações de jardins, instalações de placas de sensibilização, instalações de lixeiras comunitárias e implantações de Coleta Especial e alocação de fiscais para impedir o descarte irregular do lixo em certos locais

 

 

VARRIÇÃO   –  DIURNAS  E NOTURNAS

O Serviço de Varrição conta com o trabalho d e equipes terceirizada desta Semulsp, inclusive no terceiro turno. Que atuam em ruas e principais avenidas  de nossa  cidade. “O trabalho da Prefeitura é assegurar a manutenção da limpeza, mesmo com tanta movimentação popular na cidade.

Equipe de Varrição – Limpeza na Ponta Negra (Foto Karla Vieira – Semcom)

 

 

SERVIÇOS  DE  CORTE  E PODE  DE ARVORES

Os serviços de corte e poda de arvores solicitados a esta secretaria são executados somente em vias públicas e áreas internas de órgãos públicos, mediante autorização da Secretária Municipal de Meio Ambiente – SEMMAS.

O órgão onde o cidadão deve se dirigir para solicitar autorização de execução de serviços:

SEMMAS Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)

Rua Rubídio, Nº nº 288,  Antiga Rua Santa Isabel, Vila da Prata

Cep – 69033-170

E-mail: ascom.semma@pmm.am.gov.br e semma@pmm.am.gov.br

Tel:(92) 3236-7482 / 3236-7060 / 3236-9423

Disque Denuncia – 0800 092 2000

Solicitar vistoria de árvore para corte ou poda: 3236-6405

Equipe da Semulsp, durante remocao de arvores. Foto: Divulgagacao/Semulsp

 

 

CEMITÉRIOS  PÚBLICOS E SERVIÇOS FUNERÁRIOS

 

A SEMULSP é responsável também pela manutenção e organização dos 10 cemitérios públicos existentes em Manaus, sendo 06 na área urbana da cidade e 04 na zona rural.

 

Taxas

As taxas cobradas hoje pelo Departamento de Cemitérios representam percentual de valores instituídos pela tabela n. 03 do Decreto Municipal n. 3.841 de 20/12/1983, alterados pela tabela 03 do Decreto Municipal 6.647 de 07/07/1989. A última alteração foi dada através do Decreto Municipal 8.034 de 17/08/2005 apenas para as taxas que envolviam construções e reparos, as demais foram mantidas e recalculadas aleatoriamente, já que os valores eram exorbitantes.

Um fator determinante para a concessão de cemitérios seria o reajuste de taxas e a criação justificada de cobranças ignoradas pela administração atual. Não há a taxa semestral de manutenção das sepulturas, os recadastramentos são gratuitos e as construções possuem valoração que não considera as especificidades da obra.

As taxas de sepultamento não são reajustadas há mais de dez anos e não há previsão legal para nenhuma delas, já que por ser espécie tributária tendo como fato gerador a utilização de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disponibilização, deve ser objeto de uma obrigação instituída por LEI.

 

Em 2022 – todos os Cemotérios  Públicos estão sendo reformados:

 

A partir de Janeiro de 2022, por meio da Prefeitura Municipal de Manaus todos os cemitérios públicos receberão melhorias com obras de construção e reformas de seus prédios administrativos, capelas e muros. Os recursos para as reformas são oriundos de emenda parlamentar. As empresas terceirizadas ( Syria Engenharia E Construção Eireli), que farão o serviço de obras e engenharia foram escolhidas mediante processos licitatórios

 

O secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis  em nome do prefeito David Almeida, entregou as ordens de serviços para todos eles. As obras vão começar e terminar de uma vez só. Cemitério é uma coisa que eu respeito muito, que é o único caminho certo que um dia iremos para ele. Então, sempre me revoltei em ver como era dado o tratamento aos cemitérios. São seis na área urbana e quatro nas áreas rurais, que vão receber as reformas”, destacou Sabá Reis.

 

Nesta ordem de serviço, o cemitério público municipal receberá capela climatizada, banheiros adaptados, além de reforma e ampliação da administração e construção de muros e fachadas.

 

Saiba alguns dos serviços públicos executados no Departamento de Cemitérios -DECEM

1 – INUMAÇÃO

2 – EXUMAÇÕES

3 – PERMISSÃO PARA OBRAS

4 – CONCESSÃO DE SEPULTURA PERPÉTUA

5 – SEPULTURA TEMPORÁRIA

6 – OUTROS SERVIÇOS – Entrada e saída de ossos

7 – RECADASTRAMENTO

 

MAIS  INFORMAÇÕES –  Ligue  para (92) 98842-1203