Coleta Seletiva

A COLETA SELETIVA EM MANAUS

Além da coleta domiciliar que mantêm rotas diárias do serviço e, em alguns locais, com mais de um turno de atendimento, a cidade de Manaus conta ainda com a coleta seletiva. Esta modalidade vem evoluindo nos últimos anos, tendo o índice de recuperação de materiais recicláveis saltado de 0,3% em 2013 para 2,2% em 2019, uma das maiores taxas do País.

A Coleta Seletiva é um serviço público de estímulo e suporte ao cidadão que adota boas práticas de gestão dos seus resíduos, incentivando-o a separar os itens que podem ser reaproveitados pelos fabricantes e doar, voluntariamente, aos Postos de Entrega Voluntária (PEVs). 

Este é um serviço essencial para a cidade, pois diminuiu a quantidade de resíduos que vão para o Aterro Sanitário, cria novos mercados da reciclagem e gera renda extra a muitos profissionais catadores.

Todos podem ajudar separando materiais como papel, plástico, papelão, garrafas pet, caixinhas tetra-pack, latinhas, revistas e jornais.

O material recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para os catadores de recicláveis que possuem cadastro com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Atualmente, através de uma grande mobilização de órgãos federais, estaduais, municipais; representantes das indústrias, comércio e serviços, foram instalados novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em 17 lojas das maiores varejistas de Manaus, onde o cidadão pode deixar seus resíduos recicláveis e, assim, contribuir para a geração de emprego e renda dentro do mercado da reciclagem. 

Neste caso, a Prefeitura de Manaus faz o papel de articuladora, fiscalizadora e apoiadora dos serviços. Os novos PEVs já estão na rota da coleta seletiva do município, que passará todos os dias coletando os lotes e entregando diretamente aos catadores de materiais recicláveis.

Quer participar? Clique  aqui , e veja qual o PEV mais próximo de sua rotina e deixe seu material separado lá.

A criação de novos PEVs é uma exigência da Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e prevê que a gestão de resíduos seja compartilhada entre todas as partes envolvidas na cadeia de consumo. Desta forma, a Prefeitura de Manaus participa ativamente da instalação da Logística Reversa na cidade, tomando parte do grande movimento liderado pelos Ministérios Públicos Federal, de Contas e do Estado, Associações comerciais, entidades representativas, entre outros órgãos. 

Em dois meses, este grupo de trabalho foi capaz de viabilizar a instalação dos 17 novos PEVs, em uma ação acompanhada de uma campanha de conscientização criada e veiculada pela Prefeitura de Manaus.

Além dos PEVs das varejistas, os 8 galpões de catadores viabilizados pela Prefeitura de Manaus entre 2014 e 2016 e os pontos já trabalhados no Centro de Manaus desde 2013 formam uma cadeia de mais de 30 postos preparados para receber  os materiais da população.

POSTOS DE ENTREGA EM TODA A CIDADE

Port toda Manaus você encontrará Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Além dos 17 supermercados que agora são postos de coleta oficial de material reciclável, no Centro de Manaus, também há pontos semelhantes, muito usados pelas lojas e comerciantes dessa área, mas que também servem à população em geral. Eles estão, principalmente nas ruas com mais comércio. Veja aqui os locais que possuem PEVs no Centro.

Já os galpões de catadores, são mais uma promessa cumprida pelo Prefeito Arthur Neto e estão preparados para receber materiais diretamente do cidadão.

 

Veja Clique  aqui onde estão localizados:

Novas caixas coletoras já estão instaladas nos PEVs da cidade


                                        

Como faço para entregar meus resíduos separados?

Se você decidiu separar alguns dos resíduos para que possam ser reciclados, saiba que existem alguns cuidados que precisam ser tomados. O que, para muitos, é lixo, para os catadores e empresas de reciclagem é matéria-prima para produção de novos itens. Então, a Semulsp tem algumas dicas:

  1. Separe o resíduo seco (embalagens, papel, plástico, latinhas..);
  2. Não entregue o resíduo úmido (ou orgânico): restos de alimentos, papel molhado ou plantas. Eles devem ser descartados no lixo ou usados como adubo;
  3. Entregue apenas os resíduos secos que não estão sujos;
  4. Guarde os resíduos separados dentro de casa de maneira higiênica, até que passe o caminhão para recolher;
  5. O ideal é guardá-lo em recipientes fechados, que evitam o surgimento de moscas e a emissão de odores
  6. Existem materiais que não podem ser jogados no lixo e também não servem para a coleta seletiva, como: pilhas, baterias, aparelhos eletroeletrônicos, lâmpadas e materiais hospitalares;
  7. Lâmpadas fluorescentes podem ser recicláveis. Procure os pontos de entrega mais perto de você;

Coleta Agendada

O serviço de coleta agendada de grandes objetos foi lançado em 11 de julho de 2019 em parceria com as duas concessionárias dos serviços de coleta de lixo que operam em Manaus.

Com agendamento gratuito feito via aplicativo de mensagens, o serviço poderá recolher objetos como sofás, camas e geladeiras que forem descartados pela população, para evitar que o lixo de grande porte se acumule em igarapés ou em vias públicas.

Dois caminhões tipo Baú, um de cada concessionária, são utilizados para o recolhimento dos resíduos nos locais solicitados pelos usuários. Durante a solicitação é necessário enviar uma foto do objeto, o endereço completo, telefone para contato e um mapa com a localização do local pelo aplicativo. A equipe do serviço então vai entrar em contato e agendar uma data para o recolhimento do material.

Os resíduos coletados por este serviço são destinados aos grupos de catadores que realizarão a segregação dos materiais aproveitáveis, sendo o refugo ou rejeito encaminhado para o Aterro de Manaus.

 

Veja   aqui   como proceder clicando.


 

Catadores

A SEMULSP, atualmente, apoia cerca de mais de 200 catadores de resíduos, distribuídos em 20 entidades (entre núcleos e associações). Em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, colhe bons frutos desta relação e vem sendo bem sucedida no objetivo de inserir esses profissionais no mercado local e na prestação de serviços à população. Hoje, os catadores participam de todos os eventos oficiais do Município com seu serviço de coleta seletiva e trabalham em ambientes mais adequados e dotados de infraestrutura para que possam crescer. Os 8 galpões viabilizados pela Prefeitura de Manaus durante os últimos anos, ajudou a melhorar as condições de trabalho e de vida desses profissionais.

Quer saber mais? Acesse os indicadores de desempenho aqui.

Informações: (92) 98415-9563/ 98459-5618 /