05/06/19 | 9:55
Trabalhos de coleta seletiva e reciclagem serão divulgados em evento na Ufam

Iniciativas positivas de catadores locais e produtos oriundos da reciclagem em Manaus são alguns dos cases de sucesso que a Prefeitura de Manaus leva ao evento “Desperta Ufam”, promovido pela Universidade Federal do Amazonas nesta quarta-feira, 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, como parte do processo de implantação da coleta seletiva no complexo universitário.

 

Um sabão produzido pela Cooperativa Lixo e Cidadania com óleo de cozinha reaproveitado e produtos plásticos beneficiados pela Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) serão apresentados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) como exemplos positivos à Academia e à sociedade em geral durante o encontro, com a presença dos catadores, principais atores de transformação nesse mercado.

 

“Muito se fala em coleta seletiva e reciclagem, mas poucos sabem que essas duas atividades já dão muitos frutos econômicos na cidade, contando com o total suporte da Prefeitura de Manaus, como determina o prefeito Arthur Virgílio Neto. Aqui estamos trazendo dois trabalhos bem sucedidos que saíram da cadeia da coleta seletiva e reciclagem local. Nosso objetivo é mostrar que vale a pena apostar nessa mudança de perspectiva como fator gerador de emprego, renda e produtividade”, comentou o subsecretário de Gestão da Semulsp, Eisenhower Campos.

 

Além das iniciativas dos catadores, a Semulsp leva sua equipe de conscientização e educação ambiental para conversar com os participantes e levar informações à sociedade. Os Garis da Alegria serão parte da programação e apresentarão suas canções e brincadeiras voltadas ao meio ambiente e preservação da cidade.

 

Durante o evento, a Semulsp vai ainda articular um intercâmbio técnico entre os alunos dos cursos de Química e Design e os catadores para beneficiar os produtos já existentes. “Vamos contar com os estudantes de Química para aperfeiçoar o sabão feito com óleo de cozinha reciclado, enquanto os alunos de Design produzirão embalagens profissionais para os produtos reciclados”, explicou Campos.

 

Estudantes de Artes também farão uma intervenção cultural no local, criando pinturas e telas em papelão reciclado. “Queremos envolver a Academia nessas iniciativas sociais e econômicas, mas também desejamos muito ver o olhar acadêmico desses futuros profissionais sobre o meio ambiente e as ações ecologicamente viáveis. Trabalhos como o dos catadores precisam muito da colaboração da população para crescer”, disse o subsecretário da Semulsp.

 

O evento está dentro da programação da Ufam para o Dia do Meio Ambiente, mas também é parte do processo de implantação da coleta seletiva nas dependências da Universidade.

 

Sobre os produtos

A Cooperativa Lixo e Cidadania já trabalha com óleo de cozinha reciclado há mais de 5 anos. Já a Arpa começou a produzir itens de plástico a partir da reciclagem desde o ano passado, tornando-se inclusive fornecedor de sacos de lixo para a Prefeitura de Manaus. Além dos sacos plásticos da Arpa, já estão no mercado diversos produtos fabricados a partir de insumos fornecidos pelos catadores, como um Coletor Universal (material para exames laboratoriais); prendedor de varais (pregadores de roupas); tigela (pote); tábua de corte (utensílio de cozinha) e cabides de roupas, todos feitos de plástico.

 

Reciclagem em Manaus

A cidade de Manaus chegou, este ano, a um índice de 2% de recuperação de materiais para reciclagem, de acordo com balanço da Prefeitura de Manaus sobre a atividade de coleta seletiva da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) desenvolvida em 2018. Esse volume representa um aumento de quase 400% em relação à taxa de reciclagem existente em 2013, que estava em 0,5%.

 

Em 2018, mais de 13 bairros da cidade e uma população estimada em 397.844 habitantes foram atendidos pela coleta seletiva, gerando um recolhimento de 11.386 toneladas de materiais recicláveis, que deixam de ir para o Aterro Municipal para se transformar em outro produto.

 

Fotos – Marinho Ramos/Semcom (Arpa)

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmoMScnp

Matéria divulgada em: 04/06/2019 12h34