Conheça nossos serviços

SERVIÇOS  DE COLETA

O sistema de Limpeza pública da Prefeitura de Manaus movimenta cerca de 3 mil trabalhadores que atuam nos serviços de coleta domiciliar, varrição, capinação, remoção mecanizada, jardinagem, conscientização, coleta seletiva corte e poda e limpeza de igarapés. São ações diárias e em três turnos para atender a cidade de Manaus e deixa-la mais bonita e agradável para se viver.

Na sede administrativa, o expediente, no entanto, respeita os horários de expediente da Prefeitura de Manaus: de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 17h.

Secretaria Municipal de Limpeza Urbana – SEMULSP

Endereço: Avenida Brasil,1335 – Compensa I

CEP: 69036-110

Manaus – –  AM.

Email: semulsp@pmm.am.gov.br

Telefones: 3216-8769  / 8750

Disque Limpeza: 3214-8115

DISQUE LIMPEZA  0800 092-6356

 

COLETA E TRANSPORTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Os serviços de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos são executados, em quase sua totalidade, por duas concessionárias e estão subdivididos, conforme contrato de concessão, em cinco modalidades: Coleta Domiciliar, Remoção Mecânica, Remoção Manual, Coleta de Poda e Coleta Seletiva.

Uma parcela menor do lixo coletado em Manaus é proveniente de terceiros, ou seja, empresas prestadoras de serviços, tais como disk entulhos, construtoras, indústrias, dentre outras, as quais solicitam autorização para descarte de resíduos no Aterro Sanitário. A Prefeitura iniciou, em maio de 2013, a cobrança pelo uso do aterro em duas modalidades diferentes, uma para resíduos de Classe 2, sendo cobrado 2,5 UFM e outra para resíduos de construção e demolição das Classes A e B devidamente segregados, com preço de 1,21 UFM.

 

MODALIDADES DE COLETAS

Para consultar os dados consolidados do balanço dos serviços desta secretaria, você pode acessar o Relatório de Gestão  neste mesmo site.

 

PROCEDIMENTOS  PARA DESCARTE  ( EMPRESAS TERCERIZADAS )

Consulte abaixo documentação necessária  para solicitação de Autorização para descarte de resíduos no Aterro Sanitário de Manaus

Duvidas e exclarecimentos ligue 3214-8080  ou 3216-8149

 

INFORMAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO – Veja aqui

Taxas de Descarte no ATERRO – 2019  Veja aqui

 

Deseja fazer uma Visita Acadêmica  ao ATERRO SANITÁRIO DE MANAUS

Procedimento:

Solicitações  através de Ofício, entregue  via  e-mail ou  direto na recepção  desta Semulsp.

INFORMANDO:

Motivo para a solicitação de visita ao local

Dados da Instituição de Ensino

Nome do responsável  pela turma de alunos

Quantidade  de alunos a fazerem a visitação

Dia  e horário  para visitação

Sujeito  a agendamento  junto ao departamento do Aterro  – conforme demanda

 

 

MODALIDADES DE COLETAS  ESPECIAIS

 

Para melhorar a limpeza da cidade e alcançar maior volume de áreas, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) mantém serviços de coleta de lixo diferenciados. Além da coleta domiciliar, novas modalidades são implantadas periodicamente, recebem atenção especial da Prefeitura de Manaus.

 

 

COLETA AGENDADA PARA GRANDES OBJETOS   via    WhatsApp

 

Divulgada oficialmente Em  11/07/2019 17h09

Funcionando de forma experimental desde maio deste ano, o serviço de coleta agendada de grandes objetos foi lançado, oficialmente, nesta quinta-feira, 11/7, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em parceria com as empresas Marquise e Tumpex, concessionárias dos serviços de coleta de lixo. O serviço foi solicitado pelo próprio prefeito, como forma de evitar que sofás, camas, geladeiras e outros objetos de grande volume sejam deixados em vias públicas ou até mesmo sejam jogados nos igarapés da cidade.

Prefeito Arthur Virgílio faz lançamento oficial da Coleta agendada de grandes volumes por WhatsApp em 11 de julho de 2019.

“É mais um serviço que a Prefeitura de Manaus está lançando. Além da coleta domiciliar, que é diária, e da coleta seletiva, agora também temos a coleta agendada de grandes volumes. São dois caminhões que podem ser acionados por WhatsApp. Com isso, estamos também praticando educação ambiental”, afirmou o prefeito.

Balanço

Desde que começou a funcionar, experimentalmente, o serviço já realizou 355 recolhimentos nas portas das residências, gerando a coleta de 1.033 objetos. O serviço foi solicitado, entre pedidos de informação e cadastramento, por 539 chamadas feitas no período de 30 de maio até 10/7, totalizando 894 atendimentos.

 

Além de contribuir para a limpeza da cidade, esse serviço ainda pode gerar algum benefício aos catadores de materiais recicláveis. A ideia da prefeitura é enviar a núcleos e grupos de catadores materiais que possam ser reaproveitados ou deem origem a um novo produto. Antes de levar os objetos recolhidos ao Aterro Sanitário, esses materiais passarão pelo crivo de grupos de catadores.

 

Não sabe onde descartar móveis e eletrodomésticos em Manaus? Não se preocupe!

Agora você conta com um serviço de coleta agendada de grandes objetos, oferecido pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). O serviço é simples, gratuito e recolhe itens como sofás, armários, camas, geladeiras, máquinas de lavar, entre outros.

 

O objetivo é evitar que os grandes objetos sejam deixados em vias públicas ou jogados nos igarapés da cidade. Segundo a Semulsp, atualmente, por dia, quase 30 toneladas de lixo são retiradas dos igarapés. O novo serviço de coleta será um aliado no combate a essa prática.

 

Como posso fazer o descarte responsável de grandes objetos?

Agende a coleta via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos telefones: 98415-9563ou 98459-5618.

Informe todos os seus dados: nome, endereço, telefone, descrição do objeto, mande foto do objeto e, se possível, mapa localizador do endereço. Lembre-se que todas estas informações são importantes para que a coleta tenha sucesso.

Com a data agendada, a Semulsp irá responder para você informando o dia e a hora da coleta.

Deixe tudo pronto no dia agendado. Os objetos deverão estar disponíveis para recolhimento na calçada.

Atenção! Não coloque os objetos na rua antes da data agendada.

 

  

COLETA NO CENTRO

Coletores adaptados para coleta diferenciada no Centro de Manaus

Outro fator que ajudou a aumentar a taxa de reciclagem em Manaus neste período foi a implantação da coleta diferenciada no Centro de Manaus, em março de 2013, quando a Prefeitura organizou a coleta na área comercial com carros coletores menores, aptos a percorrerem as ruas mais estreitas. Com o novo sistema e a metodologia específica de sensibilização, junto ao comércio em geral e aos catadores, a Prefeitura aumentou a quantidade de resíduos destinados à reciclagem e implantou quatro pontos fixos de coleta seletiva: Rua Miranda Leão em frente da Loja J. Galvão; Rua Sergio Pessoa ao lado da Igreja dos Remédios; Rua dos Barés c/ Rua Barão de São Domingos e Rua Miranda Leão com Rua Leovigildo Coelho.

Os quatro mini coletores percorrem as ruas Marechal Deodoro, Guilherme Moreira, Dr. Moreira, Marcílio Dias, Avenida Sete de Setembro, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Eduardo Ribeiro, Floriano Peixoto, Saldanha Marinho, Lobo D‘Almada, Joaquim Sarmento, Rua da Instalação, Rui Barbosa, Rua Barroso e Henrique Martins, coletando os resíduos praticamente na porta dos estabelecimentos.

Em 2018, a coleta no Centro recolheu 528 toneladas, representando 4,6% do total recuperado pela Prefeitura de Manaus no ano.

 

ÁREAS AFASTADAS, BECOS E RUAS DE DIFÍCIL ACESSO – Coleta diferenciada

Já para atender os becos e ruas de difícil acesso, a Semulsp conta com a atuação de garis, que entram nos locais, recolhem o lixo doméstico dos moradores e o posicionam em local específico para a passagem dos coletores. É o caso da Rua Cruzeiro do Sul, no bairro da Compensa, zona Oeste, que abriga cerca de 20 famílias. “Os garis fazem o trabalho de ‘puxar’ o lixo com big bags e levam até os coletores. Isso ocorre pela dificuldade de acesso aos locais

O mesmo sistema acontece em outras áreas, como o beco Boa Vista, localizado no São Raimundo, também na zona Oeste, que conta com mais de 30 famílias.

 

FEIRAS E COMÉRCIOS

Coleta diferenciada na Feira da Compensa

 

Para atender melhor as feiras e comércios de rua, a Semulsp criou outro modelo diferenciado, que conta com equipes da coleta seletiva da prefeitura, grupos de catadores, de conscientização e educação ambiental e a presença de um coletor, que fica no local um período maior de tempo para recolher todo o lixo. Essa modalidade é eficiente porque, com a presença do caminhão de lixo durante boa parte do dia nos locais, os próprios comerciantes e moradores vão até o coletor e descartam seus resíduos. Após pouco tempo de adaptação, eles passam a separar o lixo e destinar os recicláveis de forma correta.

Esse modelo já é utilizado na Japiinlândia; na região comercial do Jorge Teixeira, conhecido como Fuxico; nas áreas comerciais do Dom Pedro e, recentemente, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Antes de implantar esses modelos diferenciados, equipes da Semulsp articulam com os usuários dos locais para contar com o apoio de todos. Esses modelos, juntos, atendem a mais de 800 pessoas, entre usuários e comerciantes.

Conheça a lista das  Feiras e Mercados Municipal de Manaus – Veja AQUI

 

COLETA SELETIVA,  CONSCIENTIZAÇÃO (CEDOLP) e  GARIS DA ALEGRIA

A Prefeitura investe pesado nos serviços de limpeza, mas também busca se aproximar da população em conversações porta a porta pelas ruas da cidade. Esse trabalho é feito pelas equipes de educação ambiental da Semulsp EMPRESAS TERCEIRIZADAS (MARQUISE  E  TUMPEX), com a ajuda dos Garis da Alegria. Os grupos percorrem os bairros, batendo na porta das casas, escolas, empresas e etc., levando orientação e ouvindo as opiniões dos moradores acerca dos serviços.

A gestão Arthur Neto também implementou o combate a lixeiras viciadas na cidade. Esse é um serviço que mobiliza pelo menos três equipes de limpeza e mais a conscientização. Novos jardins estão sendo implantados em toda a cidade para inibir essa prática e melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros.

A limpeza da cidade é uma responsabilidade compartilhada entre o Poder Público e a população. Cuidar da frente de sua casa é um dever do cidadão. Sua propriedade limpa beneficia os vizinhos, valoriza o imóvel e a rua e colabora para manter a limpeza pública, evitando, inclusive a formação de lixeiras viciadas.

 

Garis da Alegria  – serviço de conscientização 

Garis Alegria e equipe de Conscientização Mercado Adolfo Lisboa – Centro (foto D’Castro- Semulsp)

 

O grupo de conscientização da Prefeitura de Manaus, Garis da Alegria, atuam em órgãos públicos, escolas comunidades e entidades particulares levando mensagem de limpeza e preservação da cidade, conscientização  e reciclagem de  uma forma lúdica por meio de brincadeiras e números musicais.

 

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias, o trabalho dos Garis da Alegria é importante pelo alcance e pela aceitação popular. “Os Garis da Alegria falam e cantam sobre preservação e conservação, mas também ouvem a população e ajudam o poder público e buscar as soluções para cada problema. É determinação do Prefeito Arthur Neto aproximar os serviços do cidadão dessa forma. E é bastante clara a boa aceitação do trabalho deles”

 

Procedimentos necessários para fazer uma solicitação do  Grupo  Garis da Alegria  ou  uma  visita da Equipe de Conscientização.

 

Somente através de Ofício –  via  e-mail  ou  entregue  direto na recepção  desta Semulsp

Especificando  Motivo para a solicitação do  Evento  ou Visitação

Órgão / ou  Entidade  solicitante

Endereço Completo

Data  e horário do Evento

Sujeito  a agendamento conforme cronograma de atividades do Setor – Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Limpeza Pública – CEDOLP

 

Saiba mais informações sobre PEV’s, Roteiros Coleta Seletiva   e  Entidade de Catadores –  Veja Aqui

 

 

SERVIÇOS DE LIMPEZA  EXECUTADOS  PELA  SEMULSP

 

Por dia, os caminhões coletam 1.587,4 toneladas das residências da cidade. Os mutirões de limpeza passam pelos bairros, com 96,8% de cobertura em Manaus. Capinação, varrição, jardinagem e poda atuam em parques, praças, meios-fios, canteiros centrais, principais ruas e avenidas da cidade 24 horas por dia. Os igarapés que cortam a cidade também recebem muita atenção da Semulsp. São mais de 26,4 toneladas retiradas de dentro das águas por dia. Esse serviço alcança 90 igarapés, córregos e canais da cidade.

 

MUTIRÕES DE LIMPEZA

Mutirão Conj. 31 Março -Japiim dia 19.03.2019

 

Mutirão – Com. Celebridade – Bairro Col. Terra Nova dia 23.02.2018

São ações conjuntas de limpeza realizadas em localidades de Manaus tais como: Bairros, Conjuntos, Comunidades, Parque Residenciais e outros aglomerados urbanos.

Correspondem a execução dos serviços básicos de limpeza, como de capinação da vegetação, raspagem de terra e areia, bem como são amontoados todos os resíduos encontrados na via pública ou que foram lançados clandestinamente em vazadouros de lixo ou em áreas verdes.

Durante a passagem do serviço, limpeza de igarapés e lixeiras viciadas e trabalho de conscientização também podem ser realizados, dependendo de cada caso.

O mutirão de limpeza, que além da capina retira materiais pesados dos pátios dos moradores. “Esse é um dos serviços mais necessários para a população, que tem a chance de descartar legalmente e adequadamente os resíduos que os coletores domiciliares não levam”,

Os resíduos gerados pelos mutirões de limpeza são coletados pela remoção mecanizada por meio de caminhões basculantes e pás carregadeiras.

 

 

LIMPEZA  DE  IGARAPÉS

Limpeza de Igarapés Franco – Compensa ( Foto -Altemar Alcantara/Semcom) dia 04.07.2019

 

Prefeitura reforçam limpeza de igarapés (Foto – D’Castro) em 28.03.2019

A limpeza da cidade passa muito pelo cuidado com os nossos rios e igarapés, já que Manaus é entrecortada, em toda a sua extensão, por córregos, canais e rios. A limpeza de igarapés da Prefeitura de Manaus mobiliza 100 trabalhadores por dia, desenvolvendo ações de limpeza, não apenas dos leitos dos rios, retirando resíduos de dentro d’água, mas também da superfície e das margens. Há também a retirada de vegetação aquática para melhorar o escoamento da água.

Esse trabalho é uma das modalidades de limpeza mais caras do mundo. Para a Prefeitura de Manaus custa mais de R$ 1 milhão por mês. A Semulsp utiliza ainda botes e balsas com rebocador; equipamentos de mergulho, redes de contenção e retroescavadeiras hidráulicas.

Em um espaço de tempo de aproximadamente 15 dias por mês, no turno diurno, a balsa permanece recolhendo os resíduos encontrados, paralelamente, uma equipe de garis atua dentro d’água e nas margens dos igarapés, inclusive nas “pernas” das palafitas, conduzindo o lixo nas proximidades da balsa. Na etapa final, as embarcações aportam e os resíduos são coletados pelas caçambas e conduzidos até o Aterro Sanitário.

Igarapés como o do Mestre Chico, Franco, Mindú, Igarapé do 40, Avenida Brasil, Igarapé do Passarinho, Alvorada, Manaus 2.000 e as áreas de orla da cidade (São Raimundo, Glória, Educandos, Manaus Moderna, Porto de Manaus, Panair) dentre outros, recebem atenção diária.

No ano passado, cerca de 1200 locais foram visitados pelas equipes de limpeza de igarapés da Prefeitura. Esse serviço retirou 8.258 toneladas de resíduos sólidos de dentro das águas.

Este ano, de janeiro a maio, a Semulsp já retirou 4.434 toneladas de resíduos de igarapés de Manaus. Só das regiões de orla da cidade, 1.664 toneladas de lixo já foram recolhidas pelas balsas.

Mutirão de limpeza igarapé no Novo Reino 2 ( FotoAlex Pazuello Semcom) em 11.03.2019

 

LIMPEZA EM COMUNIDADES RURAIS

 

Mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus também alcança perímetros maiores. Na gestão Arthur Virgílio Neto, esse serviço chegou ao cinturão da Zona Rural de Manaus. Ao todo, treze comunidades localizadas no perímetro da capital são atendidas de três em três meses.

O mutirão de limpeza conta com o trabalho de 13 Garis Comunitários e o apoio de balsas e botes para a remoção de lixo. A limpeza da área rural é um desafio assumido pelo Prefeito Arthur Neto para aproximar o serviço público das pequenas comunidades cercadas pela floresta e rios, que precisam de cuidados e preservação.

Para o titular da Semulsp, Paulo Farias, a periodicidade de 3 em 3 meses é ideal para as comunidades, pois coincide com o tempo de crescimento da vegetação e ajuda a manter os resíduos longe das águas, que estão mais próximas das áreas urbanizadas, com a cheia dos rios.

Além da capina e remoção dos resíduos, os locais recebem a visita da balsa, semanalmente, para remover o lixo diário.

Serviço de limpeza e capinagem na Comunidades Ebenezer – Zona Rural de Manaus. ( Foto: D’Castro-Semulsp) Silva/SEMCOM

 

COMUNIDADES RURAIS – ATENDIDAS  PELA  SEMULSP

1 – Bela Vista do JARAQUI, situada no Lago do Jaraqui (55 km de Manaus);

2 – Colônia Central (região do Tupé), São João do Tupé (RDS do Tupé, a 25km de Manaus)

3 – TUPÉ – – RDS do Tupé

4 – Agrovila (à margem direita do Tarumã-Mirim)

5 – São Sebastião (Tarumã-Mirim);

6 – Julião (RSD Tupé)

7 – Ebenezer (RSD Tupé)

8 – Livramento (Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé);

9 – Nova Esperança (APA Tarumã-Ponta Negra, às margens do Igarapé do Tiu),

10 – Agrícola da Paz (Ramal do Pau Rosa, na BR 174)

11 – Nossa Senhora de Fátima (Tarumã Mirim)

12 – Jatuarana (Puraquequara);

13 – Vila Nova (próximo ao Ceasa).

 

LIMPEZA DE  PRAÇAS E PARQUES

Além dos mutirões de limpeza e limpeza de igarapés que a Prefeitura leva periodicamente a estes locais, há serviços pontuais de jardinagem, poda e varrição frequentemente, dependendo da demanda. A jardinagem é tão importante quanto o mutirão de limpeza. Isso, porque é com este serviço que a cidade mostra o quão bonita ela é.

A jardinagem da Prefeitura de Manaus acontece todos os dias, nos três turnos de trabalho. É este serviço que ajuda Manaus a ficar mais bonita, agradável para as famílias e ainda eleva a sensação de segurança nos bairros.

Limpeza e jardinagem no CSU do Parque 10 e Praça no Pq. 10. ( Foto: Karla Vieira/SEMCOM)

 

DESARTICULAÇÃO LIXEIRAS VICIADAS – IMPLANTAÇÃO DE JARDINS

 

O combate a lixeiras viciadas em Manaus é uma determinação do Prefeito Arthur Neto para melhorar a qualidade de vida da população. Esses pontos de acumulo ilegal de lixo só fazem mal à população e desvalorizam os logradouros, imóveis e terrenos na Capital.

Os locais onde são detectados lixeiras viciadas são desarticulados pelas equipes da Semulsp. O trabalho consiste na limpeza do ponto, implantação de placas e sinalização educacionais, criação de um jardim comunitário e fiscalização e manutenção do local. Pelo menos 4 equipes da Semulsp atuam neste serviço.

Para viabilizar os jardins, a Semulsp busca a sustentabilidade, utilizando espécies de agave, pau-pretinho, croton taperebá, espada de são jorge, dracena, bananeira, cróton police, jasmim do Caribe, grama esmeralda, entre outras, todas cultivadas no viveiro próprio da Semulsp, com adubo de compostagem produzido no Aterro Municipal de Manaus.

Balanço 2018

Em 2018, o combate a lixeiras viciadas contou com 158 ações, sendo realizadas 35 implantações de jardins, 74 instalações de placas de sensibilização e 49 instalações de lixeiras comunitárias. Simultaneamente à limpeza desses locais, cerca de 110 mil pessoas foram visitadas pelas equipes de sensibilização, na tentativa de mudar os hábitos da população quanto à formação desses pontos viciados. “Nossas equipes percorrem porta a porta as áreas próximas às lixeiras viciadas. É importante fazê-las perceber o quanto essas formações são prejudiciais a elas mesmas”, lembra Fábio Araujo, coordenador do trabalho de conscientização.

De Janeiro a Março de 2019

Este ano, de janeiro a março, 206 ações de combate a lixeiras viciadas foram realizadas pela Semulsp. Esses serviços resultaram em 12 novos jardins comunitários, 25 placas instaladas e 171 ações de fiscalização e controle de reincidência.

Lixeira viciada dá lugar a jardim no bairro João Paulo (Foto – D’castro Semulsp) em 27.03.2019

COLOCAR O LINK COM A TABELA DE JARDINS IMPLANTADOS

 

 

VARRIÇÃO   –  DIURNAS  E NOTURNAS

O Serviço de Varrição conta com o trabalho d e equipes terceirizada desta Semulsp, inclusive no terceiro turno. Que atuam em ruas e principais avenidas  de nossa  cidade. “O trabalho da Prefeitura é assegurar a manutenção da limpeza, mesmo com tanta movimentação popular na cidade.

Equipe de Varrição – Limpeza na Ponta Negra (Foto Karla Vieira – Semcom)

 

 

SERVIÇOS  DE  CORTE  E PODE  DE ARVORES

Os serviços de corte e poda de arvores solicitados a esta secretaria são executados somente em vias públicas e áreas internas de órgãos públicos, mediante autorização da Secretária Municipal de Meio Ambiente – SEMMAS.

O órgão onde o cidadão deve se dirigir para solicitar autorização de execução de serviços:

SEMMAS Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)

Rua Rubídio, Nº nº 288,  Antiga Rua Santa Isabel, Vila da Prata

Cep – 69033-170

E-mail: ascom.semma@pmm.am.gov.br e ascom.semma@pmm.am.gov.br

Tel:(92) 3236-7482 / 3236-7060 / 3236-9423

Disque Denuncia – 0800 092 2000

Solicitar vistoria de árvore para corte ou poda: 3236-6405

Equipe da Semulsp, durante remocao de arvores. Foto: Divulgagacao/Semulsp

 

 

SERVIÇOS FUNERÁRIOS

 

A SEMULSP é responsável também pela manutenção e organização dos 10 cemitérios públicos existentes em Manaus, sendo 06 na área urbana da cidade e 04 na zona rural.

 

Taxas

As taxas cobradas hoje pelo Departamento de Cemitérios representam percentual de valores instituídos pela tabela n. 03 do Decreto Municipal n. 3.841 de 20/12/1983, alterados pela tabela 03 do Decreto Municipal 6.647 de 07/07/1989. A última alteração foi dada através do Decreto Municipal 8.034 de 17/08/2005 apenas para as taxas que envolviam construções e reparos, as demais foram mantidas e recalculadas aleatoriamente, já que os valores eram exorbitantes.

Um fator determinante para a concessão de cemitérios seria o reajuste de taxas e a criação justificada de cobranças ignoradas pela administração atual. Não há a taxa semestral de manutenção das sepulturas, os recadastramentos são gratuitos e as construções possuem valoração que não considera as especificidades da obra.

As taxas de sepultamento não são reajustadas há mais de dez anos e não há previsão legal para nenhuma delas, já que por ser espécie tributária tendo como fato gerador a utilização de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disponibilização, deve ser objeto de uma obrigação instituída por LEI.

 

Saiba alguns dos serviços públicos executados no Departamento de Cemitérios -DECEM

1 – INUMAÇÃO

2 – EXUMAÇÕES

3 – PERMISSÃO PARA OBRAS

4 – CONCESSÃO DE SEPULTURA PERPÉTUA

5 – SEPULTURA TEMPORÁRIA

6 – OUTROS SERVIÇOS – Entrada e saída de ossos

7 – RECADASTRAMENTO

 

MIAS  INFORMAÇÕES –  Ligue  para 3216-8768