29/11/19 | 10:30
Segundo dia da FesPIM terá, logo mais, palestras ambientais e autógrafos do livro sobre ‘Mercadão’

O segundo dia de programação da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), no Studio 5, bairro Japiim, zona Sul, inclui palestras, sessão de autógrafos e apresentação do grupo Garis da Alegria. A programação do estande “Manaus: Nós, a Cidade”, da prefeitura, começa a partir das 14h, nesta quinta-feira, 28/11.

27.11.19 Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus – Fespim. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

 

Na abertura, a primeira palestra será “Manaus, a capital do LED”, com o coordenador da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), Luiz Carvalho. Em seguida, às 15h, acontece uma tarde de autógrafos do livro “Mercado Municipal Adolpho Lisboa”, do historiador Otoni Mesquita.

 

A partir das 16h, as palestras serão voltadas à temática ambiental, sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), começando com o “Programa Arboriza Manaus”, apresentado pelo diretor de Arborização do órgão, Deyvson Braga. Às 17h, é a vez da chefe de Projetos de Arborização, Rachel Melo, abordar sobre o “Programa Ornamenta Manaus”. Às 19h, a palestra sobre “Parques da Juventude”, com o diretor de Mudança Climática e Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, encerra a programação do segundo dia no estande.

 

A FesPIM 2019 mostra o potencial sustentável do polo industrial e os impactos positivos dessas atividades para a preservação da floresta e geração de tributos para o Brasil. São 130 estandes em uma grande estrutura feita com materiais reutilizados. A prefeitura participa do evento, durante os três dias, com ações de sustentabilidade, educação ambiental e empreendedorismo.

 

Primeiro dia

O primeiro dia da FesPIM contou com uma programação extensa, que teve abertura ainda pela manhã, com a presença de diversas autoridades e depois, aberto ao público, às 14h. Dentro da temática sustentável, a Prefeitura de Manaus participou com palestras sobre o tratamento de resíduos sólidos e a comissão de paisagismo e urbanismo, que são temáticas reforçadas na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, que irá palestrar nesta sexta-feira, 29/11, terceiro e último dia da feira.

 

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka, que palestrou sobre a Comissão Municipal de Paisagismo e Urbanismo, criada pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro,  é de suma importância para fundamentar, na população, o sentimento de cuidado e pertencimento pela cidade.

 

“A FesPIM acontece em um momento determinante da nossa gestão na prefeitura, já que trabalhamos na comissão para implantar na cidade esse sentimento de preservação. Especialmente nos projetos prioritários que o município tem realizado como na restauração de parques e praças públicas em áreas verdes”, disse.

 

O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias, também proferiu a palestra “Usina de Biogás no tratamento de resíduos sólidos”, durante o evento desta quarta-feira. “Nós estamos apresentando ações de coleta seletiva, orientação de como conservar as moradias e ruas, ajudando na sustentabilidade. Além do nosso trabalho de gás no aterro com geração de energia elétrica, a partir da queima desse gás”, explicou.

 

Para a estudante de economia Giovana Liboria, a feira é uma oportunidade de aprender mais sobre a cidade e sobre ações que muitas vezes a população não conhece. “O trabalho realizado pela Semulsp é algo que eu não conhecia, e a partir dessa palestra vou pesquisar mais para aprender”, disse.

 

Entre os palestrantes nacionais na FesPIM, esteve presente o professor da Fundação Getúlio Vargas e ex-secretário de políticas econômicas do Ministério da Economia, Marcio Holland, que tratou sobre a “Zona Franca de Manaus: oportunidades e desafios”.

 

Matéria divulgada em – 28/11/2019 11h41

Fotos – Nathalie Brasil / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmJEc7zE