09/10/19 | 10:08
Programação da Semana Municipal de Defesa Civil 2019 vai até o próximo sábado, 12/10

Prefeitura de Manaus deu início na manhã desta segunda-feira, 7/10, à Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil 2019, na sede da Casa Militar, localizada no bairro Compensa, zona Oeste. A programação segue até o próximo sábado, 12/10.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, o evento tem o intuito de conscientizar e divulgar os conceitos de prevenção de riscos e desastres, com palestras ministradas por agentes da Defesa Civil, sociedade civil e estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Este ano, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) recebe a exposição “Noções e Ações da Defesa Civil de Manaus” aberta ao público.

 

“Conforme a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, iniciamos a Semana Municipal de Defesa Civil, dando pontapé a diversas atividades direcionadas à população, principalmente, aos moradores de áreas consideradas vulneráveis. Durante toda semana, panfletagens, visitas de alunos de áreas de risco e integrantes do Projeto Núcleo de Proteção e Defesa Civil nas Comunidades (Nupdec’s) em exposição, dentre outras ações de prevenção, levando uma percepção de risco às comunidades”, destacou o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém.

 

Para o agente Antônio Vieira Neto, a integração da população com o órgão é importante para evitar acidentes e prevenir os moradores em combate aos sinistros ocasionados por fenômenos naturais. “Desde o início de janeiro, começamos os nossos trabalhos de monitoramento e prevenção com o envolvimento das comunidades de áreas de risco. Esse bom relacionamento resulta no êxito das ações desenvolvidas nas áreas de risco, além de contribuir com conhecimento prático para todas as faixas etárias”, disse.

 

Durante a solenidade de abertura do evento esteve presente à mesa representantes dos órgãos parceiros: Sistema de Proteção a Amazônia (Sipam), Defesa Civil do Amazonas, Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Águas de Manaus, Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), Grupo Alpha da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e das comunidades integrantes do Projeto Nupdec’s.

 

Na oportunidade, também foram apresentadas as ações de trabalho realizadas pelo órgão e a programação de atividades que acontecem até o dia 12/10.

 

Programação

8/10

7h – Atividade zona rural, Comunidade Costa do Arara

8h às 12h – Panfletagem nas áreas de risco

9h às 17h – Exposição “Noções e Ações da Defesa Civil de Manaus”, Cigs Manaus

 

9/10

7h30 às 12h – Visita Turma Nupdec à Estação de Tratamento Águas de Manaus

13h às 17h – Visita com alunos na exposição “Noções e Ações da Defesa Civil de Manaus” , Cigs Manaus

9h às 17h – Exposição “Noções e Ações da Defesa Civil de Manaus”, Cigs Manaus

 

10/10

7h30 às 12h – Visita com alunos na Estação de Tratamento Águas de Manaus

13h às 17h – Visita com participantes do projeto Nupdec na Exposição “Noções e Ações da Defesa Civil de Manaus” , CIGS Manaus

9h às 17h – Exposição “Noções e Ações da Defesa Civil de Manaus”, Cigs Manaus

 

11/10

9h – Cerimônia de encerramento – Auditório da Casa Militar, avenida Padre Agostinho Caballero, nº 770, Compensa

 

12/10

8h às 11h – Atividade Dias das Crianças moradoras em áreas de risco – Casa Militar, avenida Padre Agostinho Caballero, nº 770, Compensa

 

Texto – Janaina Karla / Defesa Civil

Fotos – Divulgação/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmHxbBfN

Nota de participação divulgada em: 07/10/2019 15h32