26/05/17 | 10:26
Prefeitura intensifica capinação e varrição na cidade

Mais de 700 trabalhadores da Prefeitura de Manaus se dividem, nesta terça-feira, 23/5, entre as duas principais atividades da limpeza pública: capinação e varrição. Juntos, esses serviços alcançam, diariamente, as áreas mais movimentadas da cidade, aumentando o raio de alcance dos serviços do município.

No roteiro da capinação, cerca de 250 trabalhadores percorrem cinco zonas da cidade, avançando por canteiros centrais e entorno de importantes vias. Coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o serviço passa pelas avenidas do Futuro (Estrada do Turismo, zona Oeste), Margarita (Nova Cidade, Zona Norte), Núcleo 7 (Cidade Nova, zona Norte), São Jorge (zona Oeste) e Alameda 2 (Zumbi, zona Leste). A Semulsp atua ainda no bairro Alvorada (zona Centro-Oeste), com o mutirão de limpeza, e na atividade noturna, com capinação na Torquato Tapajós.

“A limpeza de grandes avenidas é um trabalho constante e complementar ao mutirão nos bairros. É uma recomendação do prefeito Arthur Neto que os canteiros centrais estejam sempre aparados e limpos, até para facilitar o tráfego e aumentar a visibilidade dos usuários dessas vias”, comentou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Varrição

Além dos canteiros centrais, outro serviço reforçado de limpeza nesta terça-feira, 23/5 é a varrição. Reunindo mais de 500 trabalhadores, o serviço, que é considerado primordial para a política de limpeza da cidade, passa pelas ruas do Centro, Complexo Turístico Ponta Negra (zona Oeste), Manaus Moderna (zona Sul), Colônia Antônio Aleixo (zona Leste), Mestre Chico (zona Sul), Alvorada (zona Centro-Oeste) e por todas as 12 comunidades ribeirinhas atendidas pela Prefeitura de Manaus.

“A varrição é o serviço que pretende retirar das ruas os resíduos que potencialmente podem ir parar nos igarapés e bueiros, causando transtornos com as chuvas. Por isso é um serviço tão importante”, avaliou Paulo Farias. Grandes ruas e avenidas também são atendidas por esse serviço todos os dias.

Os trabalhos de varrição também entram pela noite com as equipes do terceiro turno. Áreas muito movimentadas diariamente, como a Ponta Negra, principais avenidas de tráfego e o Centro recebem serviço de reforço.

( Matéria  + ) divulgada em  23/05/2017  as  15h20min.