Nossa história

Semulsp hoje

A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos-Semulsp, é o órgão responsável pela gestão dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Limpeza Pública no Município de Manaus.

Na sua estrutura organizacional, a Semulsp possui um Subsecretaria de Operações -SubOp,  que é responsável pelo planejamento, a regulação e a fiscalização dos  serviços de coleta e transporte de RSU e Limpeza Pública na cidade de Manaus.

Os serviços de coleta e transporte de resíduos domiciliares, comerciais e de serviços de saúde, bem como a disposição final destes resíduos no atual aterro público do Município  são realizados pela via da terceirização.

Os serviços de Conservação e Limpeza dos Logradouros Públicos são realizados diretamente pela Secretaria e também por uma empresa contratada por licitação. Nestes serviços incluem-se: Varrição de vias e logradouros públicos, Capinação e Roçagem, Jardinagens, Poda e Corte de árvore, Pintura de guias, Limpeza de igarapés, Limpeza de terminais rodoviários e banheiros públicos.

As ações de Conscientização e Educação Ambiental na cidade são realizadas pela  Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), órgão da Semulsp, o qual   especificamente realiza atividades de multiplicação de conhecimento e orientação em relação aos métodos da coleta convencional e seletiva, em todas as zonas urbanas, inclusive em relação à conservação e manutenção de higiene dos espaços públicos, bem como orientação quanto ao manuseio e destino dos resíduos dos serviços de saúde e da construção civil.

 

 

  1. A COLETA E TRANSPORTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Os serviços de Coleta e transporte de resíduos sólidos são executados, em quase sua totalidade, por duas concessionárias e estão subdivididos, conforme contrato de concessão , em cinco  modalidades: Coleta Domiciliar, Remoção Mecânica, Remoção Manual,  Coleta de Poda  e  Coleta Seletiva.

Uma parcela menor do lixo coletado em Manaus é proveniente de terceiros, ou seja, empresas prestadoras de serviços, tais como disk entulhos, construtoras, indústrias, dentre outras, as quais solicitam autorização para descarte de resíduos no Aterro Sanitário.

 

Quadro 1: Descrição dos serviços de coleta de lixo prestados pelas Concessionárias

 

  • DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS

O tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos urbanos do Município de Manaus vêm se dando , desde 1986, no aterro controlado, situado no km 19 da rodovia estadual AM-010 árvores.

A partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e a Vara do Meio Ambiente e Qualidade Ambiental (VEMAQUA), a Prefeitura de Manaus iniciou os trabalhos de remediação do Aterro, que se consolidou com a construção das primeiras células revestidas com geomembranas de polietileno de alta densidade; a instalação de um sistema de drenagem de chorume e gases e a construção de lagoas de sedimentação para tratamento dos líquidos gerados pela decomposição dos resíduos no corpo do Aterro.

Foi instalada em 2007 uma nova sede administrativa e uma nova balança, com capacidade de pesagem de 60 toneladas, o dobro da capacidade da antiga balança

Os residuos sólidos urbanos recebidos no Aterro Municipal possuem 3 tipos de destinação: Aterramento de lixo, Reciclagem e Compostagem.

 

Aterramento de lixo

 

O caminhão coletor ou basculante descarrega os resíduos no sopé da frente de operação. O lançamento e espalhamento dos resíduos, após identificação dos veículos coletores, são realizados a partir das áreas de acesso e manobra com o auxílio de equipamento apropriado.

A operação de espalhamento consiste no arranjo das camadas de resíduos. Após a operação de compactação dos resíduos sólidos, estes recebem cobertura com a finalidade de evitar a proliferação de vetores transmissores de doenças e controlar odores, utilizando camada de solo de 15 a 30cm (solo ou material inerte) e camada de cobertura final das células,com espessura de 60 cm de solo compactado.

Previamente ao lançamento e compactação, deverão ser executados os devidos elementos de drenagem sub-superficial, como:

  • Drenos de chorume sobre a célula;
  • Drenos verticais de chorume;
  • Drenos provisórios e definitivos de águas pluviais;
  • Impermeabilização da base e drenagem da fundação.

 

Reciclagem

Os resíduos provenientes do serviço Coleta Seletiva Porta-a-Porta, realizado pelas duas Concessionárias, são repassados aos grupos de catadores para fins de segregação e comercialização.

Compostagem

Dentre muitos serviços e atividades pioneiras criadas pela SEMULSP, a Compostagem é uma das mais importantes por reduzir a quantidade de resíduos orgânicos no corpo do aterro.

Implantado em 2005, o serviço é de fácil realização e tem como objetivo aproveitar os restos de resíduos animais e vegetais coletados na cidade para serem transformado em adubo orgânico e serem utilizados na jardinagem municipal.

 

  1. COLETA SELETIVA

O serviço de coleta seletiva, mantido pela Prefeitura de Manaus, já alcançou, em média, 300 mil pessoas esse ano. Coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), essa modalidade percorre 12 bairros da cidade mensalmente.

Os caminhões da coleta seletiva cumprem uma média de 12 rotas por dia, totalizando 122 localidades atendidas, entre conjuntos residenciais, condomínios, comunidades, órgãos públicos e militares e escolas. O serviço consiste em incentivar a população a separar o lixo doméstico, entregando para a reciclagem os materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas pet, embalagens de tetra-pack, plásticos, latinhas, papel e papelão, entre outros produtos.