27/09/17 | 15:18
Garis da Alegria se apresentam em escola infantil

26-09-17-Garis da Alegria se apresentam em escola infantil.
Fotos: D’Castro/SEMULSP

Duzentos e cinquenta crianças com idades entre 4 e 5 anos, que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom Bosco, na Compensa (zona Oeste), tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira, 26/9, com a participação do grupo Garis da Alegria, da Prefeitura de Manaus. Com muita brincadeira e música, eles aprenderam como tratar o lixo e proteger melhor o meio ambiente.

Para a gestora da escola, Ane Caroline de Albuquerque, nessa idade, é importante reforçar os valores para a formação do cidadão e a apresentação dos Garis da Alegria ajuda muito nessa missão. “É um grupo que fala a língua das crianças e retém a atenção para temas tão importantes, com música, brincadeiras e histórias. Elas adoram e, com certeza, aprendem e colocam em prática”, avaliou.

O grupo lúdico coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) percorre ruas, escolas, empresas e órgãos levando informação sobre a coleta de lixo, coleta seletiva, preservação, reciclagem e limpeza nos igarapés da cidade.

Carlos Eduardo, de apenas 4 anos, gostou da apresentação e diz que concorda com o que os Garis da Alegria ensinaram. “Não pode jogar lixo na rua e no rio. Sujeira causa doença e mata a natureza”, repete.

Para Mike Costa, membro dos Garis da Alegria, trabalhar com a conscientização das crianças é prazeroso, já que muitas músicas do grupo são voltadas para esse público. “Quando criamos nossas esquetes, já pensamos no público infantil. Eles são atentos a tudo que falamos e está nas mãos deles a mudança do mundo”, lembrou.

Sobre o grupo

Os Garis da Alegria trabalham há 11 anos ensinando a população a não jogar lixo em locais impróprios e a dispor os resíduos da melhor forma, para que eles não cheguem aos igarapés.

“Nossas músicas falam de pequenas ações do cidadão, como colocar o lixo em local apropriado e em um horário próximo à passagem do carro coletor, já evita com que mais lixo vá parar nos igarapés da cidade. Falamos da importância de termos mais cuidado com o lixo que produzimos. Mas, tudo isso, fazemos de forma alegre, com música e números teatrais e circenses”, explicou Allan Nascimento, conhecido como ‘Gari Cantor’, que integra o grupo.

A programação do grupo nessa semana inclui participação na empresa Cometais Fundição; Mercado Adolpho Lisboa; Porto de Manaus e Prefeitura Mais Presente.

Fotos: D’Castro / Divulgação Semulsp

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5Pktzw