22/05/17 | 16:27
Feira da Japiinlândia recebe ação de conscientização

Os permissionários e clientes da feira coberta da Japiinlândia, zona Sul, receberam, nesta quinta-feira, 18/5, ação de conscientização da Prefeitura de Manaus, para reforçar o sistema de coleta especial, implantado no local em meados de 2015. Um grupo de 15 agentes de sensibilização, acompanhado dos Garis da Alegria, coordenados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), participou da manhã de trabalho dos feirantes, levando informações sobre a coleta especial e a importância da manutenção da limpeza no ambiente.

“Além de limpar o local e dar alternativas para melhorar a coleta, a Semulsp busca manter o diálogo com os permissionários das feiras, para assegurar o bom funcionamento do serviço”, explicou José Rebouças, subsecretário operacional da Semulsp.

Cento e dezessete trabalhadores da feira já utilizam o modelo diferenciado de coleta, que consiste na permanência de um carro coletor no local por 30 minutos, para que os resíduos sejam dispostos diretamente nos compactadores, evitando a presença de contêineres de lixo.

“Essa foi uma solução emergencial, determinada pelo prefeito Arthur Neto e pelo vice-prefeito, Marcos Rotta, para reorganizar as feiras da cidade e tem dado resultados positivos. Sem os contêineres fixos, não há o acúmulo desagradável de lixo nos arredores das feiras”, avaliou Rebouças.

Ele ressaltou, ainda, a importância de reforçar o serviço com constantes ações de sensibilização. “É um trabalho que demanda uma mudança de hábitos do cidadão e isso só se consegue com articulação e orientação. Aos poucos, a população vai adotando novo comportamento em relação ao lixo. É isso que temos visto na cidade”, comentou.

Matéria divulgada em 18/05/17 as 16:28