Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública – CEDOLP

 

Essa comissão foi formada em novembro de 2010, de acordo com determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº 12.305/2010) com a exata função de levar orientação e educação ambiental a todos os segmentos sociais.

Partindo do princípio de que a solução para o problema do lixo passa pela educação da população, a SEMULSP, por meio das ações da Cedolp (Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública), prioriza a integração das atividades de sensibilização sobre a Coleta Seletiva, como vetor de conservação ambiental e inclusão social.

Estas ações levam informações sobre destinação dos resíduos sólidos domiciliares, priorizando a participação da comunidade através de escolas e equipes de orientação. As ações começaram a ser desenvolvidas com atividades no Centro, por orientação do Prefeito Artur Virgílio Neto.

Um acordo com os lojistas foi realizado de modo que eles sejam responsáveis pela separação do lixo reciclável e posterior entrega, em pontos estratégicos, permitindo que as associações de catadores façam o recolhimento desse material.

A equipe de sensibilização também desenvolveu trabalhos de cunho informativo em relação ao horário e descarte correto de seus resíduos, nas áreas de difícil acesso como Rip-Rap’s e áreas de invasão. Estes são locais onde os resultados serão alcançados a médio e longo prazo.

De janeiro a dezembro de 2017 foram realizadas 1.181 ações de educação ambiental, sendo sensibilizadas 101.152 pessoas, média de 98,4 ações por mês.

A SEMULSP, atualmente, apoia cerca de 200 catadores de resíduos, distribuídos em 17 entidades (entre núcleos e associações). Em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Manaus, por meio da SEMULSP, já viabilizou o aluguel de 7 galpões para acomodar as associações e melhorar as condições de trabalho e de vida desses profissionais.