Coleta Seletiva

O SISTEMA DE COLETA SELETIVA

O Sistema implantado em Manaus desde 2005 caracteriza-se por três estratégias de execução da coleta, descritas a seguir.

 

Coleta  Porta-a-Porta,

A execução é realizada por duas concessionárias que diariamente, de segunda feira a sábado, cumprem 12 roteiros recolhendo os resíduos recicláveis dos domicílios. O quadro 1.2 descreve os dias da semana e a áreas de abrangências dos roteiros em que o serviço é realizado pelas duas concessionárias.

 

Quadro 3.1: Roteiros da coleta seletiva porta a porta da Tumpex

 

Quadro 3.1: Roteiros da coleta seletiva porta a porta da Marquise

 

 

A Coleta em Pontos de Entrega Voluntária (PEV):

Implantadas em locais específicos para a comunidade e os cidadãos poderem descartar diretamente e pessoalmente seus materiais recicláveis. Existem atualmente quatro pontos implantados em Manaus, conforme quadro 1.4 , sob a responsabilidade de quadro entidades de catadores.

Quadro 3.1: Localizações dos PEV’s em funcionamento.

 

 

Foto – PEV  Dom Pedro

 

Coleta Seletiva no Centro:

No mês de março de 2013, em parceria com a Cooperativa Aliança, foi adotada uma metodologia específica de sensibilização, junto ao comércio em geral e aos catadores, de forma a organizar a coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos e rejeitos.

Em uma área comercial do centro de Manaus, foram criados quatro pontos estratégicos de coleta, conforme identificados no quadro 1.2. Os comerciantes comprometeram-se pela separação do lixo reciclável gerado nos seus estabelecimentos e posterior transporte desses resíduos para este pontos, onde, por sua vez, são coletados por catadores por meio de carrinhos com tração humana, e conduzidos para um núcleo da Cooperativa Aliança.

Quadro 3.3

Em outra parte do centro da cidade, foi implantada a coleta seletiva porta a porta , com quatro mini coletores cumprindo roteiros que abrangem as ruas Marechal Deodoro, Guilherme Moreira, Dr. Moreira, Marcílio Dias, Avenida Sete de Setembro, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Eduardo Ribeiro, Floriano Peixoto, Saldanha Marinho, Lobo D‘Almada, Joaquim Sarmento, Rua da Instalação, Rui Barbosa, Rua Barroso e Henrique Martins.

Estes veículos têm porte pequeno que possibilitam maior mobilidade para percorrer, várias vezes por dia, as ruas mais movimentadas do comércio do Centro.

 

Destinação final dos resíduos:

Os resíduos recicláveis oriundos da coleta seletiva porta a porta e PEV e do Centro são encaminhados aos galpões para o processo de triagem e comercialização pelas Associações e Cooperativas de catadores e materiais reutilizáveis e recicláveis que atuam neles. A secretaria demanda a logística com caminhões (baú e muck) para o transporte destes materiais até os galpões.

 

 

1.5.2 Estatísticas

De janeiro a novembro de 2018, a Coleta Seletiva organizada pelo Sistema de Limpeza Pública de Manaus foi responsável pelo recolhimento de 10.442 toneladas de materiais recicláveis. A taxa de recuperação de materiais recicláveis alcançou a índice de 2,0%.

 

Tabela 3.1: Estatísticas da Coleta Seletiva da Semulsp em 2018

A Coleta Seletiva Porta a Porta é realizada, de segunda a sábado, recolhendo os resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro, metal) dos domicílios pertencentes a 12 bairros da cidade, atendendo uma população estimada em 397.844 habitantes, conforme mostra tabela 1.5

 

Tabela 3.2: População atendida pelo Sistema de Coleta Seletiva em Manaus 2018

1.5.3 Entidades de catadores

 

A SEMULSP, atualmente, apoia cerca de mais de 200 catadores de resíduos, distribuídos em 20 entidades (entre núcleos e associações). Em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Manaus, por meio da SEMULSP, já viabilizou o aluguel de 8 galpões para acomodar as associações e melhorar as condições de trabalho e de vida desses profissionais.

 

Quadro 3.4

Quadro 3.5: Galpões de Cooperativas e Associações para a coleta seletiva em Manaus – 2018

 

Informações sobre Coleta Seletiva: (92) 3228-7134