Coleta Seletiva

A COLETA SELETIVA EM MANAUS

 

Executado pela Prefeitura de Manaus, a coleta seletiva acontece desde 2005 e vem ganhando cada vez mais apoio popular.

Trata-se de um serviço complementar à coleta domiciliar e que precisa da colaboração do cidadão para que prospere.

Todos podem ajudar separando materiais como papel, plástico, papelão, garrafas pet, caixinhas tetra-pack, latinhas, revistas e jornais.

O material recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para os catadores de recicláveis que possuem cadastro com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Atualmente, Manaus conta com 13 rotas fixas de coleta seletiva porta a porta. Isso significa que mais de 120 conjuntos e condomínios residenciais já estão sendo atendidos.

Quer participar? Clique  aqui , e veja se um de nossos roteiros passam pela sua rua.

 

Onde entregar o material separado

Se a coleta seletiva ainda não passa na sua rua, há uma outra opção. Ou melhor, várias outras opções, como os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), pontos de coleta no Centro e galpões de catadores espalhados pela cidade.

Os PEVs são locais que a Prefeitura de Manaus implantou para receber os resíduos que cidadão separa e quer entregar para que sejam reciclados.

Um novo Ponto de Entrega voluntária Roma foi instalado em 13 de julho de 2019 com o apoio da Semulsp para entrega espontânea de materiais e embalagens recicláveis da população que frequenta o supermercado.

No Centro de Manaus, também há pontos semelhantes, muito usados pelas lojas e comerciantes dessa área, mas que também servem à população em geral.

Já os galpões, são mais uma promessa cumprida pelo Prefeito Arthur Neto aos catadores e estão preparados para receber materiais diretamente do cidadão.

Existem, atualmente, 5 PEVs, 4 pontos no Centro e 8 galpões. Veja aqui onde estão localizados:

                                                  Figura: Novo PEV ROMA – Julho 2019

 

Como faço para entregar meus resíduos separados?

Se você decidiu separar alguns dos resíduos para que possam ser reciclados, saiba que existem alguns cuidados que precisam ser tomados. O que, para muitos, é lixo, para os catadores e empresas de reciclagem é matéria-prima para produção de novos itens. Então, a Semulsp tem algumas dicas:

  1. Separe o resíduo seco (embalagens, papel, plástico, latinhas..);
  2. Não entregue o resíduo úmido (ou orgânico): restos de alimentos, papel molhado ou plantas. Eles devem ser descartados no lixo ou usados como adubo;
  3. Entregue apenas os resíduos secos que não estão sujos;
  4. Guarde os resíduos separados dentro de casa de maneira higiênica, até que passe o caminhão para recolher;
  5. O ideal é guardá-lo em recipientes fechados, que evitam o surgimento de moscas e a emissão de odores
  6. Existem materiais que não podem ser jogados no lixo e também não servem para a coleta seletiva, como: pilhas, baterias, aparelhos eletroeletrônicos, lâmpadas e materiais hospitalares;
  7. Lâmpadas fluorescentes podem ser recicláveis. Procure os pontos de entrega mais perto de você;

 

Coleta Agendada

O serviço de coleta agendada de grandes objetos foi lançado em 11 de julho de 2019 em parceria com as duas concessionárias dos serviços de coleta de lixo que operam em Manaus.

Com agendamento gratuito feito via aplicativo de mensagens, o serviço poderá recolher objetos como sofás, camas e geladeiras que forem descartados pela população, para evitar que o lixo de grande porte se acumule em igarapés ou em vias públicas.

Dois caminhões tipo Bau, um de cada concessionária, são utilizados para o recolhimento dos resíduos nos locais solicitados pelos usuários. Durante a solicitação é necessário enviar uma foto do objeto, o endereço completo, telefone para contato e um mapa com a localização do local pelo aplicativo. A equipe do serviço então vai entrar em contato e agendar uma data para o recolhimento do material.

Os resíduos coletados por este serviço são destinados aos grupos de catadores que realizarão a segregação dos materiais aproveitáveis, sendo o refugo ou rejeito encaminhado para o Aterro de Manaus.

 

Números da coleta seletiva em Manaus

Em 2019, a coleta seletiva organizada pelo Sistema de Limpeza Pública de Manaus foi responsável pelo recolhimento de de 12.455 toneladas de materiais recicláveis.

 

 

O sistema de coleta seletiva em Manaus abrange 13 bairros da cidade, atendendo uma população estimada em 397.844 habitantes, conforme mostra tabela abaixo, o que representa uma taxa de cobertura de 18,3% em relação a população manauara.

 

 

Catadores

A SEMULSP, atualmente, apoia cerca de mais de 200 catadores de resíduos, distribuídos em 20 entidades (entre núcleos e associações). Em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, colhe bons frutos desta relação e vem sendo bem sucedida no objetivo de inserir esses profissionais no mercado local e na prestação de serviços à população. Hoje, os catadores participam de todos os eventos oficiais do Município com seu serviço de coleta seletiva e trabalham em ambientes mais adequados e dotados de infraestrutura para que possam crescer. Os 8 galpões viabilizados pela Prefeitura de Manaus durante os últimos anos, ajudou a melhorar as condições de trabalho e de vida desses profissionais.

Informações sobre Coleta Seletiva: (92) 3228-7134

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos:

D’Castro/Semulsp

Mário Oliveira / Semcom e Altemar Alcântara / Semcom

 

 

Veja aqui os mapas em PDF dos roteiros da coleta seletiva por semana:

Tumpex

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

 

Marquise

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO