Coleta Seletiva

Partindo do princípio de que a solução para o problema do lixo passa pela educação da população, a SEMULSP, por meio das ações da Cedolp (Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública), prioriza a integração das atividades de sensibilização sobre a Coleta Seletiva, como vetor de conservação ambiental e inclusão social.

Estas ações levam informações sobre destinação dos resíduos sólidos domiciliares, priorizando a participação da comunidade através de escolas e equipes de orientação.

Em 2014, as ações começaram a ser desenvolvidas com atividades no Centro, por orientação do Prefeito Artur Virgílio Neto.

Um acordo com os lojistas foi realizado de modo que eles sejam responsáveis pela separação do lixo reciclável e posterior entrega, em pontos estratégicos, permitindo que as associações de catadores façam o recolhimento desse material.

Dois pontos de lixeira viciada no Centro da cidade foram extintos pela Cedolp. Um, entre as ruas Guilherme Moreira e Quintino Bocaiúva e outro na Avenida Getúlio Vargas. Papelão, papel, plástico e vidro e outros resíduos recicláveis são separados e levados por cooperativas de catadores. O material não reciclável é recolhido por veículo apropriado e levado para o aterro sanitário.

A equipe de sensibilização também desenvolveu trabalhos de cunho informativo em relação ao horário e descarte correto de seus resíduos, nas áreasde difícil acesso como Rip-Rap’s e áreas de invasão.Estes são locais onde os resultados serão alcançados a médio e longo prazo.

Em 2004, foram realizadas 1.341 ações de educação ambiental, sendo sensibilizadas 170.901 pessoas.

Coleta Seletiva - foto 01

 

 A SEMULSP, atualmente, apóia cerca de 200 catadores de resíduos, distribuídos em 17 entidades (entre núcleos e associações). Em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Manaus, por meio da SEMULSP, já viabilizou o aluguel de 4 galpões para acomodar as associações e melhorar as condições de trabalho e de vida desses profissionais.

A meta para 2015, é viabilizar mais 3 galpões para alugar com a mesma finalidade. No entanto, está prevista ainda a compra e construção de mais 2 espaços para os catadores. O objetivo é acomodar todos os profissionais que estejam cadastrados na Prefeitura.

No ano de 2014, a coleta Seletiva do Sistema de Limpeza Pública de Manaus em 2014 foi responsável pelo recolhimento de 11.388,5 toneladas de materiais recicláveis.  A taxa de recuperação de materiais recicláveis alcançou a índice de 1,2%., um aumento de

Coleta Seletiva - foto 02

Existem os PEV (Pontos de Entrega Voluntária), coleta seletiva porta-porta em 11 bairros, a coleta especial no Centro de Manaus e o trabalho dos catadores que fazem parte de cooperativas e associações que mantêm parceria com a Semulsp.

Localizações dos PEV’S em atividade no mês de Março/2015:

Coleta Seletiva - foto 03

 COLETA NO CENTRO:

A média mensalde geração de lixo no Centro Histórico de Manaus é de 1.583 toneladas de lixo geradas, por habitantes, visitantes e lojistas do Centro de Manaus. Esse lixo agora é dividido em resíduos recicláveis – que vão para associações de catadores e lixo normal – que vai para o Aterro Sanitário de Manaus, conforme quantitativo mensal descrito no quadro 3.

Coleta Seletiva - foto 02

O novo sistema de coleta percorre as ruas mais movimentadas, retirando os resíduos orgânicos para despejar nos containeres instalados na Feira da Banana, de onde é lavado no horário programado e o lixo reciclável que vai descarregar na Cooperativa Aliança, instalada na Rua Frei José dos Inocentes, Centro.

Ao implantar o novo sistema no Centro, a Prefeitura de Manaus realizou campanha de conscientização com cada um dos lojistas do Centro, para que o exemplo social de cuidado com o lixo e a coleta pública possa partir também dos comerciantes.

A média de lixo produzido pela população de Manaus é de 2.654, 5 toneladas por dia.

No decorrer  de 2014, a SEMULSP recolheu 966.923 toneladas de resíduos sólidos da cidade de Manaus, um aumento de 2,4 % em relação ao ano de 2013. A média diária de 2014 chegou a 2.654,5 toneladas. Por dia, cada manauara produziu em média 1,315 quilos de resíduos.

 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

CATADORES

A SEMULSP/CEDOLP realiza diariamente a coleta seletiva na cidade de Manaus. Os materiais reutilizáveis e recicláveis recolhidos por esta Secretaria são distribuídos às associações, cooperativas e núcleos de catadores.

A SEMULSP está em processo de contratação das associações e cooperativas, para realizar esse serviço de coleta seletiva no município, conforme prevê o art. 57, da Lei nº 11.445/07.

É realizada reunião do Fórum Lixo e Cidadania, que é um espaço democrático onde se discute as demandas dos catadores juntamente com a SEMULSP e o Ministério Público do Trabalho.

Informações sobre Coleta Seletiva: (92) 3228-7134

Veja aqui – – – Roteiro Coleta Seletiva – MARQUISE (05.05.2015)

Veja aqui – – – Roteiro Coleta Seletiva – TUMPEX (05.05.2015)